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Marketing 5.0

O autor conhecido como o pai do marketing, Philip Kotler, economista norte-americano vem há anos publicando livros que se tornam verdadeiros guias para os profissionais da área. No início de 2021, diante de todas as mudanças causadas pela pandemia, se juntou aos executivos da MarkPlus, Inc, Hermanwan Kartajaya e Iwan Setiawan, publicou o “Marketing 5.0: Technology for Humanity”, ainda sem tradução em português.



Em uma nova era, com tantas transformações digitais e mudança no comportamento dos consumidores, foi preciso analisar o cenário prevendo a forma de integração entre a evolução tecnológica e os modelos de negócios. Foram tantas novidades dentro de um período tão curto de tempo, que o livro fornece mais hipóteses do que certezas. No entanto, o que é apontado pelos autores é fundamental e deve ser considerado nas estratégias de marketing.


O Marketing 5.0, por definição, é a aplicação de tecnologias que imitam o ser humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor em toda a jornada do cliente. Um dos temas críticos do Marketing 5.0 é o que chamamos de próxima tecnologia, que é um grupo de tecnologias que visa simular as capacidades dos profissionais de marketing humanos. Inclui Inteligência Artificial (IA), Programação Neurolinguística (PNL), sensores, robótica, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), Internet das coisas (IoT) e blockchain.


Resumidamente ele se materializa no contexto de três grandes desafios: lacuna de gerações, polarização da prosperidade e exclusão digital. É a primeira vez na história que cinco gerações vivendo juntas na Terra têm atitudes, preferências e comportamentos contrastantes. Os Baby Boomers e a Geração X ainda detêm a maioria das posições de liderança nas empresas e o maior poder de compra relativo. Mas as Gerações Y e Z com conhecimento digital agora formam a maior força de trabalho, bem como os maiores mercados consumidores. A desconexão entre os executivos corporativos mais velhos que tomam a maioria das decisões e seus gerentes e clientes mais jovens provará ser um obstáculo significativo.


O novo conceito também gira em torno de três elementos inter-relacionados: marketing preditivo, marketing contextual e marketing aumentado. O primeiro é o processo de construção e uso de análises preditivas, às vezes com aprendizado de máquina, para prever os resultados das atividades de marketing antes do lançamento. O segundo identifica e cria perfis, bem como fornece aos clientes interações personalizadas por meio da utilização de sensores e interfaces digitais no espaço físico. Já o é o uso da tecnologia digital para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing voltados para o cliente com tecnologias que imitam humanos, como chatbots e assistentes virtuais.


Muitos outros pontos ainda são discutidos na obra, como por exemplo a distribuição de renda, ativismo de marcas, sustentabilidade, explorar segmentos nunca antes explorados e outras. Se você está procurando entender um pouco mais sobre como os mercados serão estabelecidos e como é possível atender as demandas de novos consumidores, tecnologias e comportamentos, super indicamos essa leitura! Deixamos aqui o link de uma loja virtual.

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