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métodos e motivos para investir em performance digital

O desenvolvimento de um plano de marketing leva tempo. É um processo que inclui identificar e pesquisar seu público-alvo, entender sua posição competitiva, branding, mensagens, separar sua empresa da concorrência, mapear seu mix de marketing e muito mais. E para criar um plano de marketing de sucesso, primeiro você precisa definir suas estratégias de marketing - de curto e médio/longo prazo.



No entanto, uma fase de análise e planejamento é necessária antes de colocar qualquer esforço em prática. Apesar de ser importante não demorar e começar mudanças e atualizações na sua empresa, entender o cenário de mercado para consolidar uma presença digital estruturada. É interessante percorrer algumas fases:


- Fase 0 - entender o que as pessoas falam da marca nas redes sociais, ver quais temas podem ser abordados e quais veículos são interessantes para a estratégia


- Fase 1 - dialogar nas redes sociais começando a criar empatia e adquirir confiança


- Fase 2 - engajar, a marca fala com as pessoas e as pessoas falam com a marca. Começa o processo para conduzir nos quais temas a marca gostaria de ser lembrada ou relacionada.


- Fase 3 - compartilhar , objetivo é expandir o número de seguidores através do conteúdo. A marca se torna referência em conteúdo para falar de determinado assunto e as pessoas começam a compartilhar com as outras o que a marca está fazendo ou falando.


Em seguida entra o momento de pensar nas estratégias. É necessário avaliar uma de cada vez e observar sempre os resultados de curto prazo que ela irá trazer. Você certamente precisa planejar o sucesso futuro de seu negócio, mas sem uma estratégia de curto prazo, ele pode não resistir e se estabelecer por tempo suficiente para que as estratégias de longo prazo se concretizem.

Quer você seja uma startup em busca de financiamento ou uma empresa procurando lançar com sucesso um novo produto ou serviço, o sucesso de curto prazo é necessário para o crescimento de longo prazo. E como hoje em dia é imprescindível se estabelecer no meio digital, muitas dessas estratégias devem começar a serem pensadas a partir de performances, atuação e presença na internet.

Começando pelas metas de curto prazo, que são marcos mais imediatos, o ideal é planejar em objetivos que você alcance em até um ano. Com metas, a empresa converte a missão, visão e objetivos estratégicos de longo prazo em metas de desempenho. Algumas estratégias que podem ser usadas nessa parte do processo, pensando em tráfego pago e orgânico são:

  • Organização das redes sociais

  • Planejamento

  • Estudo de persona

  • Público e Segmentação

  • Facebook/Instagram Ads -> Setup da Campanha, Criar campanhas, Otimização de públicos, Remarketing e Relatórios

  • Google Ads -> Setup da Campanha, Análise de palavras-chave, Anúncios de pesquisa, Extensão de anúncios, Remarketing e Relatório.

Após tudo isso está bem estabelecido é interessante pensar onde você quer que seu negócio esteja daqui alguns anos, e quais são as iniciativas você vai colocar em prática para alcançar seus objetivos. O crescimento leva tempo e você precisa ter um plano para cada etapa ou marco ao longo do caminho. Você pode começar pensando em estratégias como:

  • Iscas digitais -> e-book, mini curso, reunião gratuita

  • Lista -> Lista de e-mail, Lista de WhatsApp/Telegram

  • SEO -> Blog no site, produzir artigos do tema, chamada para ação em cada artigo

  • Tráfego Pago -> Anúncios levando ao artigo, Campanhas de Remarketing, Página de vendas

  • Opções/ Orgânico -> Post redes sociais, Youtube

É por isso que o marketing digital costuma ser a escolha preferida das empresas hoje. Através de uma boa análise de desempenho de marketing, as oportunidades para o desenvolvimento perfeito do produto começam a destacar o reconhecimento da marca e a satisfação do cliente. No entanto, é igualmente importante manter todas as métricas atualizadas e trabalhando juntas para identificar insights. Se realizada da maneira correta, as estratégias trarão grandes receitas e clientes leais, tornando seus esforços de marketing digital bem-sucedidos.



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