Buscar
  • criacao534

Logo x branding

Para a maioria das pessoas, os logotipos das empresas conectam imediatamente nossas mentes ao negócio em questão, sem a necessidade de ver seu nome. Pense nos arcos dourados de uma rede de fast-food popular ou na maçã com uma mordida que representa uma certa empresa de informática. Esse tipo de reconhecimento instantâneo é o diferencial para uma empresa.


Vamos esclarecer algumas coisas: seu logotipo e seu site não são sua marca. Sua marca é a experiência e a percepção que as pessoas têm de sua empresa. Branding são as ações realizadas para construir sua marca (estratégia) junto a uma identidade de marca que tangibiliza valores do seu negócio, através de ferramentas como logotipo, tipografia, paleta de cores, imagery, entre outros.



Mas, dito isso, seu logotipo é importante para sua empresa porque comunica propriedade, qualidade e valores. Ele está impresso em seus produtos, cartão de visita, site, mídia social e, o mais importante, na mente de seus clientes. Se pensado da maneira certa diz tudo sem dizer uma palavra. Isso denota sentimentos de confiança, orgulho, excelência e integridade e transmite uma série de virtudes e um conjunto de valores.


Ainda hoje, muitas empresas subestimam o real valor de um projeto de branding, por acreditar que é a mesma coisa do que ter um logotipo bacana para seu negócio. No entanto, o reconhecimento de marca vai além dele, precisa se estender por toda a construção da identidade e da comunicação. Apesar de ser uma ferramenta para rápida conexão com o produto, é necessário algo mais conciso e eficaz para desenvolver uma fidelidade. De fato há um estímulo mental, mas nem sempre esse será convertido em uma ação.


Na era digital, construir credibilidade é fundamental para garantir clientes duradouros. As pessoas buscam saber quem é aquela marca, quais são seus ideais, seu posicionamento e propósito no mundo, para assim avaliar se existe conexão e identificação. O logo é como um primeiro passo, mas sem uma construção de branding por trás nem sempre ele se sustenta. No mundo moderno em que vivemos, os clientes em potencial sabem o que querem, portanto, é fundamental que os aspectos visuais da sua marca traduzam muito mais do que o produto ou serviço que ela oferece.

O que é um bom trabalho de branding?

  • Permanece consistente em todas as formas de representação, desde o logotipo até materiais digitais e uso em anúncios;

  • Comunicação visual memorável, eficaz, relevante e que se destaca;

  • Evoca uma resposta emocional positiva de seu público-alvo;

  • Motiva as pessoas a adquirirem seu produto ou serviço;

  • Dá uma sensação de credibilidade comercial;

  • Transmite sua cultura corporativa;

  • Incentiva a fidelidade do cliente por meio do reconhecimento.

  • Tangibiliza valores emocionais, sensoriais e humanos de uma marca

É também tanto quanto importante, levar em conta outro fator, a consistência. Em um mundo onde as empresas existem em diversas plataformas, tanto físicas como digitais, ao construir um projeto de branding para sua empresa, ele precisa ser colocado em prática constantemente, o que vai muito além de ter a marca e a paleta de cores aplicadas no universo corporativo e comercial da empresa.


A consistência ajuda a manter seu negócio relevante, estabelecer sua reputação, destacar posicionamento além de construir relacionamento com o consumidor. Seu logotipo é importante e deve estar na linha de frente dos seus materiais de comunicação, mas não esqueça de que sua marca deve ser forte e concisa o bastante para que seja facilmente identificada.


1 visualização0 comentário

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil