Buscar
  • One Branding

Lições de empreendedorismo com Elon Musk

Atualizado: Jul 28

Elon Musk é um dos maiores inovadores do século XXI. Se você não o conhece, vamos te ajudar! Ele é um empresário americano nascido na África do Sul que co-fundou a empresa de pagamentos eletrônicos PayPal, formou a empresa de naves espaciais SpaceX, foi um dos primeiros investidores em carros elétricos com a Tesla e está planejando criar a Solar City para reinventar a forma que consumimos energia e seu próximo passo é chegar a Marte.


Suas visões audaciosas e pronunciamentos ousados ​​fizeram de Musk uma figura inspiradora e controversa - mas temos que admitir que ele sabe inovar. Embora nem todo empresário queira ser o próximo Elon Musk, podemos aproveitar um pouco sua abordagem à inovação. Aqui estão 6 lições que podemos aprender com ele:



1. Tenha uma visão

Elon Musk não está apenas interessado em iniciar empresas de sucesso, sua visão para os negócios vai muito além de rentabilidade. No caso da SpaceX, ele quer ser pioneiro na exploração espacial em benefício da humanidade (não apenas astronautas!). Com Tesla, ele está determinado a encontrar maneiras radicalmente novas e mais limpas de transportar pessoas. Se você tem uma grande visão, ela pode inspirar as pessoas e dar a você e sua equipe um senso mais forte de propósito e valor.


2. Enfrente seus desafios

Nem tudo são flores, empreender pode ser realmente complicado. Ao longo do processo podem surgir diversos problemas e desafios, e é essencial que não os coloque para de baixo do tapete ou procrastinar resolvê-los. É interessante que você busque por soluções diferentes e que aproveite os desafios para fazer a empresa crescer. O empresário também ignorou os canais convencionais, os motores da Tesla por exemplo, são vendidos diretamente aos usuários finais através de 'displays' interruptivos em shopping centers, ao em vez de ficarem em salas de exposição gigantes e caras. Além disso, ele torna toda a inovação de patentes da Tesla transparente e disponível para os outros, reforçando seu propósito de ajudar o planeta.


3. Não conte com a motivação

Ficar empacado no mesmo lugar não leva ninguém a lugar algum, por isso uma das estratégias de Musk é não ficar esperando que surja uma inspiração. O que ele diz é que ter motivação pode ajudar, mas que ela não é a chave do negócio, o importante é manter o ritmo de trabalho para que não haja surpresa no futuro.


4. Absorva constantemente ideias

Elon Musk é um famoso leitor. Nem todos nós conseguimos encontrar tempo para ler o quanto gostaríamos, mas os empresários devem aprimorar sua liderança buscando constantemente aprender coisas novas. Isso pode acontecer através da leitura ou através de cursos, desenvolvendo novas habilidades ou simplesmente trocando experiências com outras pessoas. Sempre há mais a aprender, sempre haverão novas abordagens a explorar para um problema.


5. Assuma riscos

Ser inovador sempre envolve correr riscos, por sua própria definição, inovar envolve fazer coisas que outras pessoas não fizeram ainda. Você não deve ter medo dos riscos. Não precisa necessariamente colocar seus negócios em jogo, mas esteja sempre disposto a experimentar coisas novas, mesmo que não saiba como as coisas vão funcionar.


6. Você não precisa mudar o mundo

O mundo se tornou um ambiente muito complexo, e de fato podemos contar nos dedos as pessoas que realmente vão mudá-lo. Uma dica de Musk é pensar como o seu negócio pode impactar positivamente a vida das pessoas e qual diferença irá fazer na sociedade. Ele aponta que o sucesso pode ser visto “mudando muito a vida de pouca gente ou mudando pouco a vida de muita gente”.


Esses são apenas um exemplo de coisas que deram certo para uma pessoa ao tentar investir. O segredo está na criatividade e na forma que vai se arriscar, e vai que você descobre até um jeito ainda mais inovador de transformar tudo em sua volta.

16 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil