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JORNADA DO CONSUMIDOR

A jornada do consumidor é uma ferramenta usada para ilustrar a experiência dos clientes desde o momento em que ele nota uma necessidade até o momento em que realiza uma compra com a empresa, mostrando todos os pontos de relacionamento, consequentemente aumentando a taxa de conversão de clientes.



Para começar esse mapeamento, conhecer seu cliente é essencial! Crie uma uma persona e entenda quais são as suas dores e o que ele pode querer da sua empresa. Além disso, é importante identificar quais são os pontos de contato do cliente com a empresa, como o Facebook, Instagram, e-mail marketing e etc. e qual é a importância de cada um deles.


Essa jornada é dividida em quatro etapas:


1. Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa da jornada, o consumidor pode já conhecer a sua empresa, mas ainda não conhece todos os atributos e benefícios que o seu produto ou serviço pode oferecer pra ele.

Pode existir uma lembrança de marca, mas ainda não necessariamente tem interesse em comprar de você. Nessa fase é importante trabalhar sua comunicação de maneira objetiva e direcionada e oferecer conteúdos que destaquem como seu serviço/produto é incrível, para gerar visibilidade.


2. Reconhecimento do problema

Na segunda etapa o consumidor potencial reconhece que tem um problema e busca soluções para resolvê-lo. Aqui é importante mostrar tudo que seu negócio tem a oferecer, exaltando os pontos positivos. É comum que seus consumidores busquem avaliações e referências de seus produtos/serviços além de pesquisar sobre concorrentes.


3. Consideração da solução

Na terceira fase o consumidor já considera comprar seu produto ou serviço então ele vai mais afundo buscando entender melhor sobre sua empresa e tirar todas as dúvidas possíveis. Nesse momento é imprescindível que o consumidor reconheça que você tem a melhor oferta entre todos os concorrentes.


4. Decisão de compra

Na última etapa, o consumidor já tem todas as informações que ele precisa para realizar a compra. Mostre quais são seus diferenciais e não se esqueça de retomar todos os seus atributos e benefícios, passando segurança.

Assim, entende-se que essa jornada é uma ferramenta usada para ajudar a desenvolver estratégias de marketing mais eficientes, como por exemplo, direcionar o conteúdo de seu blog, mídias sociais ou de inbound marketing por exemplo. Identifique quais são os pontos de contato entre empresa e consumidor e trabalhe estratégias para torná-los mais rápidos e acessíveis para que a experiência desse cliente seja cada vez melhor e por consequência a taxa de conversão aumente.

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