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influenciador é profissão

O termo influenciador digital começou a aparecer há mais de 10 anos, e teve como início no Brasil a produção de conteúdos através de blogs que posteriormente migraram para outras plataformas como Youtube, Instagram e atualmente, o TikTok. Se no começo poderia parecer algo fútil ou superficial, com o tempo as marcas foram percebendo o poder da influência e o impacto no resultado de vendas, fazendo com que os influenciadores passassem a ver seus compartilhamentos como uma profissão - muito bem remunerada.


Hoje em dia é muito difícil achar alguém que não segue nenhum desses perfis na internet. Existem influenciadores que tratam de todos os segmentos e para todos os gostos, desde moda, esporte, lifestyle, gastronomia e muitos outros. Diante disso, o mercado viu a chance de trabalhar em parceria com os influenciadores e mudar suas estratégias de marketing online. Com a crescente demanda por atenção e as vastas opções de produtos e marcas no mercado, os consumidores começaram a confiar mais nas dicas dos perfis que acompanham e até mover seus desejos de compra pautado no que aparece em seu feed nas redes sociais.


Essa estratégia ficou conhecida como marketing de influência, e provou que o alcance de um influenciador pode alavancar mais do que vendas, melhorando até a reputação das marcas. As possibilidades são as mais diversas e muitas apostam também na co-criação de conteúdo, com a intenção de aumentar o conhecimento da marca e impulsionar as vendas.


De acordo com uma pesquisa de profissionais de marketing conduzida pela Tomoson, as empresas estão ganhando US$ 6,50 para cada US$ 1,00 gasto em marketing de influência. Também foi constatado que os profissionais de marketing classificam o marketing de influência como o canal de aquisição de clientes on-line de crescimento mais rápido, ultrapassando a busca orgânica e o email marketing.


Esse relacionamento com influenciadores é tratado também como RP 2.0, uma nova forma de relações públicas que utiliza elementos de mídia social, como blog, marketing viral, redes sociais e otimização de mecanismo de pesquisa para divulgar sua palavra de maneira significativa aos consumidores. Mas acima de tudo, trata-se de usar a mídia social para construir relacionamentos com seu público através da conexão com influenciadores.


Para ter um bom resultado e desempenho com a sua marca é necessário estar atento às discussões que estão acontecendo nas redes sociais, quem é o melhor influenciador para falar com seu público, checar o histórico da pessoa escolhida, outras marcas que ela já trabalhou, analisar o engajamento nas postagens e entre outras variantes. Cada empresa é diferente e requer uma abordagem única quando se trata de alavancar sua marca através de influenciadores.


O cenário digital está mudando rapidamente, e aqueles que não acompanham estão desperdiçando seus budgets de publicidade, perdendo clientes e reduzindo sua participação no mercado. Com tantas possibilidades de ofertas, o consumidor busca por uma indicação de confianças e acaba ouvindo as dicas do influenciador que está diariamente com ele através das mídias sociais. Em outras palavras, “As pessoas não compram bens e serviços. Eles compram relações, histórias e magia”, Seth Godin, CEO de uma das primeiras companhias de marketing online.


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