IA no atendimento ao clientes

Ainda acha que Inteligência Artificial é coisa do futuro? Na verdade ela já está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. As marcas agora podem dar vida às conversas! Embora os chatbots estejam no mercado há algum tempo, os assistentes de voz de IA são relativamente uma palavra da moda mais recente.



O mercado global de reconhecimento de voz deve atingir US$ 27,16 bilhões até 2025, contra US$ 10,7 bilhões em 2020. Um relatório do Google também mostra que quase 27% da população global online usa pesquisa por voz em seus telefones. Com a crescente popularidade de Alexa e Siri, os assistentes de voz reformularam a forma como as pessoas usam a tecnologia e se conectam com as marcas de forma conveniente.


Um assistente virtual usa inteligência artificial (IA), RPA (Automação Processos Robóticos), processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para extrair informações e dados complexos de conversas para entendê-los e processá-los de acordo. Ao combinar informações, os algoritmos são capazes de criar modelos de dados que reconhecem padrões comportamentais e os adaptam com base em quaisquer dados adicionais. Ao adicionar constantemente novos dados sobre o histórico, preferências e outras informações do usuário, o assistente virtual pode responder a perguntas complexas, fazer recomendações e previsões e até iniciar uma conversa.


Agora, como você cria um assistente de voz para sua própria marca?


O uso de voice bots é uma maneira intuitiva de ajudar a responder a consultas de clientes que oferecem a conveniência de conversar com uma pessoa em um idioma natural. Os clientes podem falar com o voicebot exatamente como fariam com um agente ao vivo para buscar suporte. Tudo sem a necessidade de intervenção humana constante para perguntas repetitivas.


podem ser implantados para responder a consultas e ajudar os clientes a tomar decisões informadas 24 horas por dia. Eles podem aproveitar conversas anteriores e criar respostas e resoluções personalizadas que melhor se adequam à consulta do usuário. Os usuários podem acessar assistentes de voz de IA a qualquer momento para obter resoluções de consulta instantaneamente. Isso elimina os tempos de espera e as filas de suporte, criando experiências mais felizes para o cliente.


Outra das vantagens envolve o tempo médio de atendimento no suporte ao cliente, ou seja, otimizando custos e ampliando o número de contatos. Mesmo sendo robôs, é possível manter um relacionamento aquecido e que atenda a todas as necessidades. A transformação do serviço que antes era feito um a um, com atraso e lentidão na maioria das vezes, para algo automático, inteligente e humanizado já é real.


E essa é uma tendência cada vez mais comum e impulsionada principalmente por dispositivos inteligentes de casa. A Adobe informou que 36% dos consumidores possuem um alto-falante inteligente como o Google Home e o Amazon Echo hoje, e 54% dos proprietários dizem que seus alto-falantes são precisos na compreensão da linguagem de conversação.

Há um grande espaço para os chatbots de assistente de voz e dispositivos de assistente de voz florescerem no futuro. Fique atento aos novos contextos.


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