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Gerar valor em tempos de crise, é possível?

Você provavelmente já deve ter percebido que muita coisa mudou desde a chegada do coronavírus. É natural que a associação a essas mudanças seja feita exclusivamente como resultado desse período, no entanto a maioria delas já estavam em andamento sem que percebêssemos. O que houve na verdade, foi uma aceleração de alguns processos. No caso da internet, já havia um movimento de expansão de marketing digital e do e-commerce, mas com o isolamento social, muitas marcas que resistiam a essas mudanças não tiveram muita opção.



Mas de uma coisa sabemos, não adianta fazer tudo às pressas e de qualquer jeito. Se adaptar ao novo estilo de consumo e comunicação exige certa dedicação. Hoje em dia é impossível pensar em gerar valor para uma marca sem que ela inove na estratégia que está sendo usada.


Vale lembrar também que algumas coisas mais básicas são muito importantes, como por exemplo ter um propósito bem definido, ou seja, um fio condutor que guia a sua estratégia. Imagina, por exemplo, uma pessoa que sai de carro de casa, ela precisa ter claro onde quer chegar e qual caminho que irá seguir de forma que seja sempre fiel seus valores, como não passar no sinal vermelho, respeitar o limite de velocidade e não tomar multa. Para uma empresa é parecido, todas as ações precisam seguir uma mesma linha, serem bem estruturadas, pensadas e o mais importante: se manter coerente aos seus valores e diferenciais.


Não basta mudar, é necessário repensar na marca, rever a comunicação, cultura e experiência. Além disso, as mudanças que aconteceram agora também continuaram no pós-pandemia, e esse ponto deve fazer parte do branding da sua empresa. Para surfar nessa onda você precisa ter claro o ser, falar e fazer, entender além do palpável e ter clareza sobre o papel da sua empresa no mundo.

Agora é um momento delicado, mas que também pode ser utilizado como oportunidade. As marcas estão passando por uma cobrança de como vão agir diante do coletivo. Um exemplo que está sendo tratado como case de sucesso é o setor de beleza e higiene. Apesar dessa indústria já estar passando por mudanças e trazendo aspectos de sustentabilidade ao seu discurso, eles agora estão explorando a personalização dos produtos e fazendo cada pessoa se sentir única ao comprar algo.


Em tempos vacas magras nossos pequenos luxos do dia a dia são os primeiros a serem cortados, e o setor de beleza correu para que os cuidados com a pele não ficassem como segunda opção. Uma das principais aliadas nesse processo foi a tecnologia, que trouxe a opção de “virtual try on” e mudou a experiência de compra. Algumas fabricantes também optaram por reduzir seus produtos e focar apenas naqueles que são mais buscados, de acordo com as ferramentas do Google.


Pois é, diante de uma crise precisamos nos acostumar com o novo normal. A inovação das marcas pode ser simples e fácil de ser construída, mas é preciso ficar atento a cultura de marca, que mostrará se a ideia vai dar certo ou não. O importante é olhar para o futuro, mas mantendo os pés no presente.

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