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E-commerce: como vender pelo Whatsapp

Atualmente cerca de 80% das empresas que tem E-commerce utilizam o Whatsapp como uma ferramenta de venda. Por ser uma plataforma usada diariamente para se comunicação é um ótimo ponto de relacionamento e conversão se usado com estratégia.



Um dos principais benefícios de usar o Whatsapp Business é que por ser uma plataforma de uso diário, a taxa de abertura de mensagens é muito maior do que a de um e-mail marketing, por exemplo. Por tanto, o índice de engajamento e a taxa de conversão também são maiores.


Separamos algumas dicas para empreendedores que buscam começar a vender pelo Whtasapp, confira:


LISTA DE TRANSMISSÃO

Para conseguir enviar uma mensagem igual para diversas pessoas você deve criar listas de transmissão que otimizam seu tempo. Para criar uma lista você pode adicionar o número dos seus clientes e encaminhar a mensagem. Pode parecer que você criou um grupo, mas para seus clientes será como se aquilo tivesse sido escrito especialmente para cada um deles, já que receberam uma mensagem individual.


SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES

Sempre lembramos nos posts aqui do blog o quão importante é conhecer a fundo seu consumidor e estabelecer uma relação com ele. Para criar estratégias para venda no Whatsapp não funciona diferente. Quanto mais você conhecer seu público, mais poderá segmentá-lo e investir em diferentes propostas assertivas.

Você pode separar, por exemplo, entre pessoas que já adquiriram algum produto e pessoas que estão interessadas, ou, pessoas que se interessam pelo produto X e pessoas que se interessam por Y. E por ai vai, tudo depende de quem é o seu consumidor, assim você conseguirá enviar mensagens com conteúdos e promoções mais direcionadas e efetivas.


MÍDIAS

É muito importante focar na qualidade de mídias enviadas para seus consumidores, sejam elas áudios, imagens, vídeos e etc. Personalizar e entregar um conteúdo atrativo com informações sucintas, mas, pertinentes, ajuda e muito na conversão de venda pois desperta desejo e constrói uma relação de confiança e identificação do consumidor com a marca. Os textos podem ser mais pessoais nessa plataforma, mas, cuidado com o exagero, seu cliente não é um amigo íntimo.


VENDA

Assim que seu cliente demostrar interesse e quiser realizar a venda, você pode direcioná-lo direto para um link de pagamento na plataforma que você usa para vendas ao invés de mandar o link do produto, diminuindo uma etapa da jornada do consumidor e tornando o processo de compra mais facilitado.

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