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dicas para criar o seu marketing digital

Hoje em dia é é muito natural e quase orgânico relacionar a comunicação e posicionamento de uma marca com suas ações de marketing. O conceito que se expandiu e saiu dos livros do Kolter diretamente para a internet, se adaptou para um mundo conectado e ganhou o nome de marketing digital. Não vivemos mais sem o conteúdo de blog, site e rede sociais no nosso dia a dia, e seja você um perfil empresarial ou pessoal, ter uma estratégia digital é algo chave para seu negócio. Mas se você está um pouco perdido e não entende tanto sobre marketing digital, vamos te ajudar a colocar os "pingos nos is".



Com todas as maravilhas que a tecnologia nos proporcionou, a facilidade e velocidade de conexão com pessoas de diferentes países e culturas e consequentimente o aumento do compartilhamento e alcance das informações ficou mais fácil do que nunca. Você também já deve ter percebido que a cada ano novas ferramentas, aplicativos e tecnologias surgem e a necessidade de adaptação das empresas em relação as plataformas digitais se torna cada vez mais constante. A gente sabe, pode ser muita coisa, e por isso vamos te ajudar a organizar tudo direitinho.

Chegou a hora de tirar as ideias dos livros, e colocá-las em prática! O principal ponto agora é aprender como escolher entre diversas opções para se conectar a novos públicos, promover seus produtos e criar lealdade à marca. É preciso entender a função e a linguagem de cada uma das redes antes de sair produzindo conteúdo desesperadamente. E, já que se destacar com algo inovador pode ser complicado, resolvemos te dar uma mãozinha nessa tarefa com algumas dicas:


1. Defina seu propósito e sua personalidade

Criar algo que nunca foi visto é uma tarefa mais diícil a cada dia que passa. No entanto, tente pensar pelo lado da abordagem que será explorada, como será o posicionamento, qual design será usado e como seria o discurso e tom de voz da sua marca como pessoa. Para o seu propósito, pode ser interessante também, você tentar colocar a razão pela qual você formou sua empresa, em uma ou duas frases, pense nas perguntas “quem eu sou?”, “o que eu faço?” e “como eu faço?”.


2. Tenha um foco e estabeleça um público alvo

Uma coisa que precisamos ter clara é que cada plataforma terá o seu público alvo, não tente generalizar a sua forma de comunicação. É interessante explorar as métricas de cada rede social para fazer pesquisas de audiências e estratégias de conteúdo mais certeiras. E foco, nesse caso, complementa essa ideia, e deve ser encarado como um objetivo que pretende alcançar a partir de cada lugar que sua marca estará presente digitalmente.


3. Aposte em inovações

Se falamos que criar poderia ser algo difícil, inovar pode parecer ainda mais complicado, mas não se assuste! É bacana que você esteja sempre antenado com o que está acontecendo e quais são as tendências a serem exploradas. Estamos em um ano em que está todo mundo isolado, pode ser interessante tentar estabelecer uma personalização da experiência do consumidor, chatbots, pesquisas por voz e até mensagens por WhatsApp.


4. Varie nos formatos usados

Como falamos, cada plataforma pode ter um público diferente, então explorar diferentes formatos se torna uma oportunidade. Uma dica é criar até mesmo dentro de uma única plataforma diferentes opções, como por exemplo no Instagram, que você pode tentar IGTV, stories, fotos, vídeos, enquetes, reels e outras. É legal lembrar tentar colocar em prática técnicas do SEO para impulsionar e melhorar seu o posicionamento nas páginas de resultados do Google.


5. Interação

Quem não quer ser tratado com toda atenção do mundo, não é mesmo? A interação é muito importante, mostra proximidade e intimidade com os seus consumidores. E, além de ser uma prática simpática, ela pode acabar te promovendo, uma vez que as redes sociais funcionam com base no algoritmo, quanto mais interagem com seu perfil, mais ele irá aparecer no feed de outros usuários. Criar conteúdos que possam ser compartilhados também é uma estratégia bacana e pode impulsionar seus seguidores nas redes.


6. Frequência

Crie uma série diária, semanal ou mensal, a consistência desempenha um papel importante na promoção do engajamento nas mídias sociais. Essa é também uma maneira eficaz de criar credibilidade e conquistar confiança, sumir pode acabar afastando o público e dar a impressão de que não é algo sério.


Aproveite, a o digital é um mundo de oportunidades para impulsionar seu negócio. Se você é novo com tudo isso não se acanhe, com o tempo vai pegando o jeito. Caso você seja rato da internet e está super acostumado a lidar com o marketing digital e tiver alguma dica que não falamos acima, compartilha com aqui com a gente ; )

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