Pensei em algumas formas de não desenvolver este texto escrito em primeira pessoa, mas acredito que seja necessário humanizar um pouco este conteúdo para que eu possa trazer algo que realmente seja relevante e de alguma forma inspiracional para o seu negócio. Me chamo Fernanda, e hoje atuo como Diretora de Arte aqui na One, empresa a qual vi e cresci junto durante estes sete anos de casa.
Como designer, meu filtro de qualidade sempre atuou pro que é belo, estético, elegante, visual. Confesso a vocês que quando comecei a gerenciar outros profissionais, o repertório visual sempre foi algo que me chamava muita atenção, porque você pode - e deve - desenvolver as pessoas em muitos aspectos mas repertório é algo difícil de se ensinar. Por isso, a primeira dica que eu trago aqui, é que se possível, traga o seu diretor de arte para parte do processo seletivo dos profissionais do time de design.
Mas bora falar de desafios né? Não foram poucos durante estes anos, crescer é doloroso e exige adaptabilidade a todo momento. Acho que a frase que mais falamos aqui na empresa é “trocar a roda do trem em movimento” e acredite, fazemos isso a todo o momento. O mercado exige volatilidade das empresas, principalmente quando falamos do digital. Por isso, é preciso manter o olhar atento para os processos e entregas que ontem faziam sentido para seu negócio, se amanhã seguirão sendo eficazes.
Outro desafio que não posso deixar de citar, e que foi um grande ponto de desenvolvimento pessoal é a constante análise crítica da estética x funcionalidade. O que eu quero dizer com isso? Pense em uma peça gráfica super bonita, elegante, bem diagramada, com boas escolhas tipográficas e paleta de cores. As vezes, esta mesma peça que está muito coerente em questões visuais, pode não estar em questões estratégicas. Ela cumpre a função necessária? Fará com que alguém pare para ler? Esta é uma análise que precisa ser constante, seja em projetos de branding ou peças para o digital, afinal, um bom design precisa ter forma mas também função.
Desenvolver e evoluir projetos em aspectos visuais é, para mim, conseguir manter uma constante inquietação sob nosso próprio trabalho. É olhar para fora a todo momento para perceber se estamos atualizados, se existem novas ferramentas, novas técnicas que poderiam aperfeiçoar a nossa entrega alguma maneira.
Mas se tem uma coisa que eu também aprendi muito com a One ao longo destes anos foi olhar para dentro. Posso garantir a vocês, que quanto mais profundo nosso trabalho foi se tornando, maior a assertividade, brilho no olho e realização em cada resultado. Foi aqui eu pude utilizar do design como ferramenta de autoconhecimento para tantas pessoas que deram vida e voz ao seus sonhos possibilitando o nascimentos de marcas fortes e autênticas.
Maravilhosa a consideração “ dar vida e voz” aos sonhos!
One que vocês cresçam cada vez mais sem perder essa identidade única !
Perfeito! Design 🤝 funcionalidade