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como o branding dá voz pra marca

Imagino que qualquer pessoa gosta de ver aquilo que é bonito, e isso não é diferente com as marcas. Um bom design abre oportunidades únicas, e mesmo que algumas pessoas subestimem sua importância, os benefícios comerciais são significativos.



Assim como sua identidade compõe sua personalidade e te dá uma cara única, a identidade de marca também é o que a diferencia de todos os concorrentes. Mas você pode estar pensando, o que exatamente o design tem a ver com a identidade da minha marca? A identidade da marca é a união de todos os elementos que uma empresa cria para retratar a imagem certa para o consumidor. Quando estabelecida, é capaz de tornar instantaneamente a marca reconhecível pelos seus clientes.

O design pode trazer uma série de benefícios comerciais, incluindo aumento das vendas de seus produtos ou serviços, melhor posicionamento de mercado em relação aos seus concorrentes, maior identificação do consumidor e relacionamento com a marca. Através dele, seu público-alvo associará a identidade da sua empresa ao seu produto ou serviço, e essa identidade é o que cria a conexão entre você e seus clientes, pois é através do design que os valores tamgíveis e intangíveis de uma marca são materializados.


No processo criativo, são inúmeros os fatores que pensamos para construção de uma marca coerente. A escolha da paleta de cores é um dos pontos importantíssimos para o branding da marca. O universo das cores vai muito além daquele que conhecemos e aprendemos quando crianças, ele acaba ampliando para o significado emocional de cada cor para que a marca passe sensações coerentes ao seu propósito. Dentro de uma cor pode estar presente emoções e memórias, que nos conectam com uma lembrança, cheiro ou lugar.


Essa estratégia também é aplicada em relação aos formatos e desenhos escolhidos. Dependendo de como será projetado, o design pode gerar ações no consumidor, como tranquilizá-lo, dar fome e até criar a sensação de segurança. É claro que para cada pessoa a escolha de elementos usados pode ter uma interpretação, mas se bem planejada e executada, a interpretação do branding da marca será certeira e eficiente.


O design da marca vai muito além da criação de um logotipo, ele inclui todo os touchpoints que a marca transita, como embalagem, papelaria, site, mídias sociais, ações e entre outros . É interessante lembrar também a importância de investir em uma rebranding de tempos em tempos. Para que sua marca se mantenha atual e se destaque ainda mais entre os concorrentes, é preciso estar com o radar ligado em relação aos interesses e necessidades do seu público, afinal, o tempo também passou para eles e consequentemente seus focos de interesse e pontos de identificação sofreram mudanças.


O design é uma forma de compartilhar inspirações e espalhar sua poética pelo mundo.

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