Buscar
  • One Branding

brand experience: totalidade e tonalidade

Faz algum tempo que as marcas mudaram sua abordagem quando o assunto é a experiência que será oferecida para o cliente. Se antes era muito comum chegar em uma loja, comprar o que você precisava e ir embora, atualmente as coisas mudaram, e para se destacar no meio de milhares de concorrentes, as marcas utilizam dos seus diferenciais e oferecem diversos tipos de estratégias de experiência para que o consumidor possa ser conquistado.


Esse trabalho se aplica em tornar a experiência mais atraente, para que o consumidor construa relacionamento com a marca possibilitando conversão de venda e até fidelidade. Na verdade, a idéia é que a experiência construída torne-se memorável para o consumidor, criando uma relação em que sempre que ele pense na marca, lembre-se de uma vivência positiva.


Para ficar mais claro vamos te dar um exemplo, a Netflix, que te sugere sempre algum outro conteúdo relacionado com os últimos assistidos, segue automaticamente para os próximos episódios, dá a opção de continuar da onde você parou, torna diferente a experiência de você assistir uma série no streaming do que assistir na TV. Outro é a Starbucks, desde o cheiro ao entrar em qualquer uma das suas lojas no mundo, até quando chamam pelo seu nome e ele vem escrito no copo, tudo isso é questão de gerar uma experiência enquanto você consome um café.



O grande diferencial dessas marcas é que elas proporcionam uma conexão por conta de toda a atenção que que é dedicada ao comportamento de cada comportamento pessoa, personificam o serviço e se aproximam do consumidor, mostrando como é gerado o valor de uma experiência bem construída.

Uma referência importante de experiência de marca, são os lounges do SPFW, onde as marcas projetam espaços efêmeros voltados para oferecer experiências memoráveis ao consumidor mesmo sem realizar a venda de seus produtos no espaço. Um investimento puramente voltado a relacionamento, posicionamento e experiência construídos através do design, atendimento e interação.


Mas é importante ficar atento porque você deve pensar tanto na totalidade da experiência - experiência 360° - quanto na tonalidade - conexão emocional. A combinação certa tornará a experiência única para sua marca e motivadora para seus clientes. Sem a totalidade e a tonalidade, você não terá uma ótima experiência de marca e, sem uma ótima experiência de marca, você é apenas mais um produto.


Se você puder garantir a percepção de que sua marca é sobre algo maior do que o produto ou serviço que ela oferece, você não apenas fortalecerá seu apelo para as pessoas que conhecem e procuram o produto, mas também agregará valor, criará relacionamento e se tornará memorável para o consumidor. Novas oportunidades surgem a todo momento, principalmente através da Internet, e especialmente da inteligência artificial que agora disponibiliza interações de atendimento ao cliente e amplia ainda mais as possibilidades.


Cada interação com clientes e clientes potenciais, por menor que seja, oferece mais oportunidades para você conhecê-los e vice-versa. Cada vez que eles visitam seu site, encontram você nas redes sociais, fazem um pedido ou conversam com um bot ou uma pessoa, uma experiência é gerada.


15 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil