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digital brand experience: in pursuit of magic

Experiência de consumo é um ponto que têm ganhado bastante espaço e investimento dentro das áreas de marketing das empresas, uma vez que tem papel crucial na percepção de valor antes, durante e pós venda. Assistimos inicialmente há grandes marcas investirem nas experiências de compra em lojas físicas através de atendimentos personalizados, relacionamento com vendedores e projetos de ambientação que criem uma experiência positiva e memorável.



Até aí tudo certo, acabou virando praxe passar no corredor de uma loja no shopping e sentir um aroma específico que nos faça lembrar da marca. Cafezinho e agua também são sempre oferecidos, além de uma playlist convidativa a emergir no universo do branding da marca. Além dessas que citamos agora, tantas outras estratégias de valor foram empregadas com o passar dos anos e o amadurecimento das marcas em relação a importância da percepção de valor durante o momento de compra.


Mas o que vamos focar hoje é no digital. Sim, a experiência de compra no e-commerce da sua empresa tem tanto ou mais importância do que nos pontos físicos, mas sabemos que o desafio é maior. A verdade é que com a pandemia e o fechamento de lojas de rua e shoppings, foi dada a largada da corrida para promover a melhor experiência para o consumidor no meio digital. Um conjunto de fatores como Sac, qualidade do produto, prazo de entrega, design, navegação na plataforma ou apenas a forma como os clientes se sentem em relação à empresa são responsáveis pela construção da experiência do cliente (ou Branding Experience).


Na nova era de big data e tecnologias poderosas para se conectar com os clientes, as empresas devem mudar seu foco de promover marcas para construir marcas através dos relacionamentos com clientes.

Nunca antes tinham tecnologias tão poderosas à sua disposição para se conectar e construir relacionamentos duradouros. No post de hoje, vamos trazer alguns cases de marcas que amamos a experiência de compra digital e que podem servir de exemplo e gerar insights importantes para sua empresa, confira:


• Sallve - www.sallve.com.br

Mais do que uma marca de produtos de skincare, a Sallve é um lugar acolhedor que conecta pessoas, ideias e conteúdo sobre beleza. Inspiradas por necessidades e peles reais, a marca que tem a influenciadora Julia Petit como uma das sócias, nasceu na contramão das experiências de compra tradicionais. No primeiro acesso ao site eles convidam o usuário a responder um questionário sobre sua pele para entender as necessidades e particularidades e assim indicar os melhores produtos. Além disso, a plataforma propõe uma experiência de troca com o usuário, abrindo espaço para conversas e pautas sobre o universo de beleza. A forma como a experiência de navegação é proposta no e-commerce faz com que o consumidor se sinta pertencente a marca e se identifique com os valores e princípios antes até do ato da compra. Tão de parabéns ;)


• Warby Parker - www.warbyparker.com

Referência como uma das marcas pioneiras a funcionar no formato Omnichannel, a Warby Parker é uma marca de óculos de sol e de grau referência em Brand Experience. Ao navegar no site é possível responder um quiz para eles auxiliarem a escolha do melhor modelo a partir do formato de rosto, preferencia de design e cor do usuário. Mas a cereja do bolo é o "Try me On", onde eles permitem que o consumidor escolha até 5 modelos de óculos para receber em casa sem custo e escolher seus preferidos. Genial né?


• Westwing - www.westwing.com.br/

A loja de objetos de decoração é construída em duas abas: Westwing e Westwing Now. O primeiro funciona como uma revista digital em que diariamente sobem campanhas relacionadas ao universo de decoração com uma seleção de produtos em promoção. O canal funciona também como fonte de inspiração e vitrine para novos produtos, e é necessário se cadastrar no site do Westwing para ter acesso as campanhas. Já o Westwing Now propõe uma experiência de consumo mais imediata onde os produtos estão sempre disponíveis e trabalham com entrega imediata. Dá pra passar horas fuçando viu?


• Amaro - www.amaro.com/

Como somos um time 100% feminino todo mundo por aqui já comprou alguma vez na Amaro e acho possível que vocês também. A marca de vestuário feminino costuma investir muito em marketing digital através de google adwords, SEO e influenciadoras, mas a experiência de consumo através do site não fica para trás. Além de ter uma estrutura de web extremamente bem feita e catalogada o site é super fácil e prazeroso de navegar. Com novidades semanalmente, a plataforma sobe sessões super atuais com uma seleção de produtos voltada para aquele objetivo. Durante a pandemia por exemplo, criaram a aba "em casa" no menu de busca, onde os produtos foram separados por sessão " comfy ", " trabalhar em casa", " malhar em casa" e entre outros. Além disso o site possui entrega expressa possibilitando que o cliente receba seu pedido em até 12h dependendo da hora da compra. Também não podemos deixar de falar que como uma boa marca Omnichannel a Amaro possui também um aplicativo para Android e Iphone onde é possível realizar as compras com a mesma qualidade de experiência e de forma rápida e prática. Um perigo pro nosso cartão de crédito...

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