Sem surpresas, os anúncios digitais estão superando os físicos em massa. Um dos principais motivos é que online tem a capacidade de alcançar milhões de pessoas a mais que são direcionadas especificamente para um objetivo final bem estruturado.
Na era digital, a ciência e a arte da publicidade estão passando por uma transformação fundamental. De acordo com a eMarketer, em 2019 os gastos com publicidade digital dos EUA ultrapassam os gastos com publicidade tradicional pela primeira vez, impulsionados pela publicidade móvel. Portanto, à medida que os anunciantes adotam os canais digitais, há uma necessidade de uma estrutura robusta e abrangente que integre a publicidade entre os canais.
O Facebook é particularmente útil para alcançar as massas com facilidade. Se engana quem pensa que ele é uma rede social em decadência, hoje a plataforma é uma das mais usadas, com 1,47 bilhões (sim, bilhões) de usuários ativos diários. Mas vale pensar em investimentos nas mais diversas plataformas, para cada público e segmento é necessário uma estratégia.
Uma forma de pensar o conteúdo que será passado nos anúncios é usando os 4 E's da publicidade, criados pelo especialista em publicidade e diretor de criação Carlos Tornell para uma sessão recente sobre Mídia Digital e Entretenimento na Pepperdine Graziadio Business School. É uma forma de estruturar o conteúdo levando em consideração os seguintes pontos:
Education - Foco em educar os consumidores sobre os diferenciais de recursos e benefícios.
Entertainment - Existem muitas maneiras de entreter, mas geralmente se trata de contar histórias que desencadeiam emoções como humor, compaixão ou tensão.
Engagement - permite que os anunciantes forneçam conteúdo para segmentos de mercado específicos e, então, assistam aos consumidores interagirem com a marca.
Experience - hoje você pode colocar quase tudo no prédio por meio de experiências digitais imersivas, a um custo menor. Inove com as possibilidades de imersão dos consumidores no seu produto/serviço.
Tudo isso precisa se unir a criatividade. Lembre-se: sem uma mensagem poderosa e objetiva e uma ideia criativa, não importa a mídia, sua marca será apenas um ruído na mente desordenada do consumidor.
Encontrar a alocação correta de orçamento entre a mídia digital e tradicional é um desafio. Quando gerenciado corretamente, o digital permite um direcionamento mais preciso do que a mídia tradicional, tornando-o mais eficiente. No entanto, é importante analisar os investimentos antes de colocá-los em prática, para não correr riscos de perder dinheiro ou prejudicar a imagem da marca.
Um bom planejamento é a chave para um sucesso consistente! A cada mês os resultados devem ser analisados e a estratégia é repensada com base nos números.