Buscar
  • One Branding

Ambiente de trabalho – como estruturar melhor sua empresa

Quem nunca sonhou em trabalhar naquela empresa de filme, onde as pessoas jogam ping-pong enquanto esperam uma ideia brilhante aparecer? Até então, tudo indicava que apenas os escritórios super modernos de Nova York poderiam ser diferentes e inovadores, mas com o passar dos anos, cada vez mais as empresas do mundo todo têm percebido que um ambiente saudável e estimulador pode melhorar muito os resultados e a qualidade de vida de seus funcionários.



Um ambiente de trabalho é ideal quando se obtém um resultado positivo. Ao longo dos anos, diversas pesquisas foram realizadas para mostrar a importância do espaço físico na rotina de trabalho e como isso afeta a motivação dos funcionários. Uma delas, realizada pela Universidade de Exeter, concluiu que a produtividade aumenta em até 15% nos espaços que contam com áreas de interação e onde o trabalho colaborativo é incentivado.


Na contramão dos escritórios com estruturas antiquadas, projetadas por hierarquia e que pensam que diversão e descontração não combinam com trabalho, os estudos mostram que é necessário que pessoas de todos os níveis trabalhem juntas para criar e compartilhar informações. Apesar de parecer básico, esse é um conceito que muitas vezes está presente apenas em ideias e quase nunca é colocado em prática.


Um exemplo de sucesso é o Google. A cultura do escritório promove "colisão casual" entre funcionários, ou seja, eles precisam parar para tomar aquele cafezinho da tarde e conversarem entre si. No escritório de Nova York foi desenvolvido até um sistema de rampas que evita o uso do elevador e faz com que todos se encontrem mais vezes durante o dia. Isso é fundamental e demonstra como a colaboração promove a criatividade e impulsiona a produção.


A cultura do Google concentra-se mais nos funcionários e não nos resultados. Embora também ofereçam as vantagens “padrão” de uma empresa como seguro saúde, vale alimentação, férias remuneradas, etc, sua filosofia é de que “a vida no Google não é apenas trabalho”, e uma das coisas que contribuem para essa cultura é o design não convencional do espaço de trabalho.


Além disso, uma boa dica para entrar no conceito é montar grupos para defender e trazer ideias opostas, gerando debates e argumentações. Isso pode parecer contraproducente, mas é realmente bom ter algum conflito saudável no local de trabalho. É assim que as ideias nascem. Ofereça uma ideia completamente fora da caixa e veja que caminho toma a discussão. Às vezes, o que parece desinteressante pode acabar sendo a melhor ideia desde que sua equipe a abrace e siga em frente.


O líder da empresa tem papel fundamental em toda essa dinâmica. A função dele passa a ser também, garantir que seus funcionários estejam felizes, saudáveis ​​e gostem de trabalhar em seus negócios. Um escritório com muita rotatividade acaba prejudicando o ambiente e torna muito difícil de seguir um fluxo de produtividade bacana no dia-a-dia.


Lembre-se que todas essas dinâmicas só são possíveis pela forma como as pessoas a recebem, não dá para tudo virar bagunça (rs). E você, quais recursos de escritório você acha que criam um espaço de trabalho mais colaborativo na empresa em que trabalha?


20 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil