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A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO NO E-COMMERCE

O atendimento ao cliente é um ponto fundamental para a conversão em vendas. O visitante espera além de um produto ou serviço de qualidade, uma experiência de compra positiva, fazendo com que o atendimento pré, durante e pós-venda ganhe muito peso.



É importante conhecer muito bem seu cliente, ter uma comunicação boa e humanizada, um ambiente digital fácil e agradável de navegar, condições favoráveis de pagamento e envio, informações em fácil acesso (como FAQs por exemplo) e ter um atendimento rápido e descomplicado em todos os canais disponíveis.


Pré-venda

Essa é a fase de decisão de compra, então mais do que nunca é necessário se destacar. Seja capaz de solucionar todas as dúvidas e mostrar ao seu cliente que ele encontrará a solução de seus problemas nos seu e-commerce. Chats online, informações claras e FAQs são imprescindíveis.


Pós-venda

É preciso acompanhar o cliente após a venda, afinal seu feedback pode ser negativo. Por isso, é importante se manter disponível e responder dentro do prazo decidido. Os canais de relacionamento devem estar disponibilizados com fácil acesso em todas as plataformas para reverter uma possível experiência negativa em uma experiência positiva.

É muito importante também entender como foi todo processo de compra desse cliente para gerar insights de melhorias e mostrar que sua empresa se importa com ele, gerando fidelização. Além disso, você pode encontrar mais informações sobre seu cliente, identificando futuras oportunidades de oferecer promoções personalizadas para incentivar uma próxima compra.


Canais de relacionamento

O e-mail marketing é um dos principais canais de relacionamento com o cliente, ele pode ser muito utilizado tanto na propaganda quanto na retenção, porém, se atente a também usar outras ferramentas como o WhatsApp, Instagram e Facebook que se tornaram também canais de atendimento ao consumidor.


Uma dica é enviar conteúdos interessantes, além de avisos de compra ou confirmações você pode criar um relacionamento mandando mensagens de aniversário, cupons de desconto, informações e curiosidades, trends da semana, e-books e etc. Mantendo o cliente conectado a sua empresa e acessível na memória para que gere relacionamento e possa converter em uma futura nova compra.

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