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7 gatilhos mentais importantes para impulsionar sua venda

Já pensou que a chave do seu negócio pode ser entender melhor a psicologia? Já falamos por aqui que a persuasão para conquistar um cliente pode ser o caminho do sucesso, mas para muita gente essa tarefa não é algo tão simples. No entanto, se analisarmos que todos os seres humanos têm essencialmente os mesmos gatilhos mentais que conduzem ações, influenciá-los a compra pode ser mais fácil do que parece.


Vamos entender primeiro como o cérebro humano funciona e por onde podemos começar. Ele não apenas nos leva a realizar tarefas e conversas diárias, como também gera emoções como amor, medo, raiva e paixão. Consequentemente, tem tantas decisões para colocar em prática, que deseja processá-las o mais rápido possível. E então surgem os gatilhos, ou atalhos, para nos promover a tomar decisões rapidamente. Confira abaixo alguns gatilhos que você pode aplicar:


Adolfo Serra: Freud en el diván


1) Autoridade

As pessoas tendem a seguir o mesmo caminho, quando percebem que algo deu certo uma para uma outra pessoa, elas logo começam a realizar as mesmas ações. Mas fique atento, porque esse pode ser um mecanismo de duas vias, da mesma forma que posiciona melhor a marca e geram confiabilidade nos consumidores, também pode acabar afastando-os. No seu negócio, é recomendado que você primeiro demonstre seu know-how sobre o produto ou serviço e depois que o venda, mostrando que tem experiência sobre o assunto e é seguro comprar com você.


2) Novidade

Nosso cérebro libera dopamina quando tentamos coisas novas, o que nos dá uma sensação de prazer. É por isso que as pessoas adoram atualizações, melhorias, novos recursos e novas inovações. Você não precisa adicionar um novo produto para usar a novidade como um gatilho, basta adicionar um novo recurso ou alterar a forma como a oferta está disponível.


3) Curiosidade

Como dizia Walt Disney, “a curiosidade é o que nos move”. Vivemos em tempo de alta exposição à muitas informações, o que consequentemente leva nosso cérebro a selecionar o que merece mais atenção. Se o consumidor não tem seu interesse despertado o suficiente, ele vai embora. Assim, os provoque através de ações, imagens ou intervenções gráficas que ascendam a curiosidade os leve na direção que você deseja que eles sigam.


4) Urgência

Esse é um dos principais motores para que o consumidor não desista de sua compra. O senso de urgência está ligado com algo que precisamos fazer rapidamente, pois se não tomarmos a decisão logo podemos sofrer as consequências. Assim, colocar promoções momentâneas, dar cupons de desconto, se filiar a marca e ganhar algo em troca apenas naquele dia e entre outras estratégias são muito positivas.

5) Antecipação

Esse gatilho está relacionado com o da curiosidade. Assim como o interesse que foi despertado por você ficar curioso sobre mais detalhes, a antecipação pode criar uma empolgação com o seu novo lançamento, um dia especial ou uma atualização. As pessoas precisam se sentir empolgadas, porque desta forma elas acabam voltando para comprar mais e se fidelizar na marca.


6) Prova social

Apesar de ser um dos gatilhos mais usados e conhecidos, ele nunca decepciona quando o assunto é impulsionar as vendas. Pessoas estão a todo momento influenciando umas às outras, seja através das mídias sociais ou com uma simples conversa ao telefone. É através de relatos positivos sobre o produto que o desejo é desperto nas pessoas que acabam se sentindo motivadas a realizar a compra. Não tem melhor exemplo disso do que a resposta que as marcas tem ao contratar influenciadoras para divulgação de seus produtos. Estimule comentários nas redes sociais, poste relatos de quem provou, gostou e como mudou sua vida para melhor - Dica boa é dica compartilhada ;)


7) Storytelling

Histórias desencadeiam emoções e 95% de nossa cognição acontece dentro do subconsciente. Usar criativamente palavras, imagens e sons ajudam você a se destacar entre todo e cativam seu potencial consumidor. Uma história bem contada ajuda as pessoas a experienciar coisas que ainda nem viveram ao ativar áreas do cérebro relacionadas à visão, som, paladar e movimento. Crie um manifesto para sua marca que revele um background maior do que a construção da empresa, transcreva emoções, valores e histórias que faça com que através deste material seja possível compreender e relacionar a empresa com valores intangíveis.

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