top of page

5 lições de empreendedorismo com Steve Jobs

O nome de Steve Jobs por si só já comunica muita coisa. Ele não só transformou um setor, como também mudou hábitos e comportamentos sociais. E, além das tecnologias incríveis que desenvolveu ao longo de sua vida, Jobs também deixou uma história que ainda inspira muitos empresários e gerentes. Separamos 5 aprendizados que podemos ter a partir da sua jornada!

  1. A falha oferece oportunidade

Quando foi demitido da Apple, empresa que ele mesmo fundou, Steve Jobs poderia ter se martirizado e desaparecido do mundo dos negócios. Contudo, como conta em um dos seus discursos, Jobs aproveitou a oportunidade que aquele obstáculo inesperado trouxe para ter o privilégio de ser, novamente, apenas um iniciante.

Com a experiência acumulada ao longo dos anos e livre das obrigações do seu antigo cargo, Jobs iniciou uma das etapas mais significativas e brilhantes da sua trajetória. Utilizou o seu tempo livre para aperfeiçoar os principais produtos da Apple, fazendo com que a empresa iniciasse sua era dourada de inovação.

Essa percepção diante das falhas pode ser muito útil no comércio. As reclamações e insatisfações dos clientes ou a perda de uma vantagem competitiva para a concorrência podem representar oportunidades para inovar e aperfeiçoar seus produtos e serviços.

  1. Abrace a inovação continuamente

Jobs sabia que criar uma vantagem competitiva dentro de um nicho não bastava, era necessário pensar em novas estratégias de forma contínua para mantê-la. No ambiente de comércio de uma loja de acessórios para celular acontece o mesmo. As tendências devem ser observadas de perto para antecipar as necessidades e buscas que o seu potencial cliente fará nas próximas semanas ou meses.

Se engana quem pensa que oferecer apenas qualidade e bom preço é o suficiente para se manter na liderança. Na atualidade, o cliente busca muito mais do que um produto, ele quer uma experiência e um serviço tão personalizado quanto possível. Aplicar esses conceitos e reexaminar as suas estratégias é o que manterá o seu negócio sempre um passo à frente da concorrência.

  1. Você não pode fazer tudo sozinho

Entre a primeira passagem de Steve Jobs na Apple e a última, ele se tornou um gerente de pessoas muito melhor. Ele ainda poderia ser bravo se não achasse que essa pessoa fazia o seu trabalho, mas suas explosões eram muito menores e muito menos hostis depois que foi amadurecendo. Steve aprendeu que você não pode fazer tudo sozinho em sua carreira - pelo menos não se você quiser ver seu trabalho ter sucesso em grande escala, você precisa de pessoas, de preferência talentosas, inspiradas e responsáveis.

Em suma, você precisa aprender a ser um grande líder e administrador de pessoas se quiser ver suas grandes ideias e seu trabalho árduo realmente terem um grande impacto no mundo. Não basta entregar o que é aceitável: é preciso ir mais longe e tentar sempre fazer o melhor. A perfeição é um conceito subjetivo, mas se cada funcionário e gerente de uma empresa der o seu melhor em cada tarefa, o resultado final será excepcional.

  1. Sempre assuma um risco calculado

Steve Jobs assumia riscos e isso o diferenciava de seus concorrentes. Quase nenhum CEO teria concordado em desenvolver um novo produto que canibalizaria/diminuiria a venda do produto mais vendido da empresa. Mas Steve Jobs assumiu o risco de desenvolver e comercializar o iPhone quando o iPod era o produto mais vendido.

O iPhone canibalizou as vendas do iPod, mas o iPhone teve um lucro enorme ao dominar o mercado emergente de smartphones. Para seguir em frente, temos que correr riscos na vida. Mas devemos ter certeza de que o risco deve ser calculado.

  1. Simplifique

"Simplicidade é a sofisticação definitiva", afirmou a Apple em seu primeiro folheto publicitário. Eliminar todos os componentes desnecessários permite que um produto ou sistema mostre sua verdadeira alma. Jobs aprendeu a admirar a simplicidade ainda na faculdade. Simplicidade não é o mesmo que preguiça ou descuido. É preciso ser um grande jardineiro para saber quais ramos podar.

Steve Jobs desejava que todas as ações do iPhone fossem realizadas em apenas 3 cliques. É fundamental que as empresas ofereçam soluções práticas e simples aos seus clientes, pois os consumidores de hoje são muito exigentes e gostam de soluções prontas para usar e fáceis de manusear.



Embora Steve Jobs já tenha falecido, seu legado permanecerá sempre. Ele foi um ser humano inspirador que foi e é respeitado por muitos e que deixou muitos aprendizados que certamente serão um bom guia para alcançar o sucesso. Portanto, continue com fome por inovação e vá em frente. Não há porque sonhar pequeno, não é mesmo?


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page